Seja bem-vindo
Maricá,02/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Maricá enfrenta crise de saneamento e despejo irregular de esgoto: denúncia exclusiva revelada por jornalistas locais, VEJA OS VÍDEOS

Comunidade e meio ambiente em risco: moradores e veículos de Imprensa local fiscalizadores atuam para cobrar as autoridades soluções urgentes, menos promessas e mais ações efetivas

Assessoria de Imprensa - Michael Brugger
Maricá enfrenta crise de saneamento e despejo irregular de esgoto: denúncia exclusiva revelada por jornalistas locais, VEJA OS VÍDEOS Photos - seleção by Grupo Editorial Maricá

MARICÁ RIO DE JANEIRO, 30 DE ABRIL DE 2025 | REDAÇÃO — Em uma investida jornalística inovadora, os jornalistas Ricardo Cantarelle da TV Copacabana e o jornalista Michel Brugger do Maricá RJ Notícia, expõem problemas graves de saneamento básico e despejo ilegal de esgoto na cidade de Maricá, atualmente uma das cidades mais conhecidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A denúncia aponta para o comprometimento do meio ambiente e a saúde da população devido a irregularidades explícitas no sistema lagunar e áreas residenciais.


Jornalistas Michael Brugger e Ricardo Cantarelle (Photo)

Publicidade
Durante reportagem realizada no cartão postal de Araçatiba, conhecida pelo seu belíssimo deck em contato com a lagoa que atrai turistas, os profissionais evidenciaram despejos ilegais de água preta — provenientes de esgoto — sendo lançados na água do sistema lagunar de Maricá, além de apontar a existência de canais de desembocadura que, desde 2010 numa ocorrência, vêm acumulando resíduos de esgoto e provocando alagamentos pontuais e riscos à saúde pública.


Moradores do Bairro da Amizade relataram a ausência de infraestrutura adequada no Bairro, inclusive com bueiros entupidos, que contribuem para a propagação de mosquitos e doenças, agravando ainda mais o quadro de saneamento precário em nossa cidade.


Segundo os jornalistas, mesmo com o alto volume de recursos investidos pelo município, como dezenas de milhões de reais em projetos surrealistas da prefeitura, a infraestrutura de saneamento básico permanece negligenciada pela gestão.

“Dinheiro não falta, o que falta é vontade política para resolver o problema de saneamento básico, o que afeta o ecossistema e a qualidade de vida dos moradores na cidade”, afirmam.


“É inadmissível que moradores convivam diariamente com o acúmulo de esgoto dentro de suas casas, com má odor e riscos de saúde, enquanto a cidade investe em projetos de luxo e eventos de grande porte”, destacou o jornalista Michael Brugger.



Além disso, as imagens captadas pelo Michael e pelo amigo do Corujinha Maricá na imagem abaixo confirmam a gravidade da situação, evidenciando despejos ilegais, canais entupidos e áreas de risco de alagamento.


Imagem acima do vídeo capturado pelo Corujinha Maricá, despejo irregular de esgoto no Deck Araçatiba



Imagem do Canal com despejo irregular de Esgoto no sistema lagunar de Maricá no Bairro da  Amizade (As duas Photos acima) 

A denúncia reforça a necessidade de fiscalização efetiva e ações concretas das autoridades locais para sanar os problemas de saneamento básico no município.


“A Lagoa do Marine, por exemplo, está morrendo lentamente, com acúmulo de esgoto e mau cheiro, assemelhando-se à Baía de Guanabara. Não podemos aceitar que essa seja a nossa realidade enquanto há recursos disponíveis”, frisam os jornalistas.


Por fim, eles conclamam às autoridades públicas para que priorizem a saúde, o meio ambiente e o bem-estar da população, colocando fim ao ciclo de negligência e corrupção que vem prejudicando Maricá há anos.

“Precisamos, agora, de ações efetivas e comprometimento real, porque imagens e denúncias só têm sentido se resultarem em mudanças concretas”, finalizam os jornalistas da imprensa local.


FIQUE SABENDO; Ricardo Cantarelle e Michel Brugger são profissionais jornalistas da Imprensa local dedicados a denunciar irregularidades ambientais e promover jornalismo íntegro, investigativo de qualidade na cidade de Maricá. Comprometidos com a verdade e a transparência, eles atuam para que a voz da comunidade seja ouvida e que os responsáveis assumam suas responsabilidades.

As suas missões é informar, cobrar e lutar por uma cidade mais justa, limpa e sustentável.


VEJA O VÍDEO: 


VIDEO MOTIVACIONAL DA LAGOA DE ARAÇATIBA

> VÍDEO DO DECK NO MARINE NO PARQUE NANCI


EM SUMA, A NOSSA CONCLUSÃO; 
Está é uma reportagem em que os jornalistas Ricardo Cantarelle e Michel Brugger fazem uma denúncia sobre problemas ambientais e de falta de saneamento básico em Maricá. Eles mostram que há despejos irregulares de esgoto na Lagoa de Araçatiba, praticados por moradores e empresas, que contaminam o meio ambiente e prejudicam a qualidade de vida da população.

Também relatam que o bairro da Amizade sofre com o entupimento de bueiros, alagamentos e a mistura de água pluvial com esgoto, causando mau cheiro, doenças e risco à saúde. Os jornalistas explicam que esses problemas acontecem mesmo com o alto investimento financeiro na cidade, mostrando que há falta de vontade política para resolver essas questões essenciais.

Por fim, reforçam a necessidade de fiscalização e ações concretas das autoridades para proteger o meio ambiente e garantir condições de saúde para os moradores de Maricá.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.