Seja bem-vindo
Maricá,30/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Vice-presidente do PT denuncia Anielle Franco por suposto funcionário fantasma: 'Essa gente virou santo de bordel'

Prefeito de Maricá, Washington Quaquá vai relatar o caso à Comissão de Ética do partido; ministra da Igualdade Racial nega as acusações

Assessoria de Imprensa - Agência O GLOBO
Vice-presidente do PT denuncia Anielle Franco por suposto funcionário fantasma: 'Essa gente virou santo de bordel' Washington Quaquá, vice-presidente do PT, e a ministra Anielle Franco — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/28-02-2024 e Cristiano Mariz/Agência O Globo

Um dos vice-presidentes nacionais do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá afirmou que irá denunciar a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao Conselho de Ética do partido nesta semana.

Publicidade
O dirigente diz ter encontrado indícios de que a correligionária foi responsável pela indicação de um suposto funcionário fantasma no município durante a gestão passada. Anielle, por sua vez, nega qualquer irregularidade.

O episódio representa um novo capítulo no embate entre os dois petistas. Em janeiro, Anielle também afirmou que denunciaria Quaquá à mesma Comissão de Ética do partido por declarações do prefeito a respeito do assassinato de sua irmã, a vereadora Marielle Franco.


Quaquá relata, agora, ter sido avisado sobre a contratação de um funcionário fantasma a pedido de Anielle. Segundo ele, ao investigar o caso, descobriu que o indicado agia como um "consultor" de um projeto do ministério enquanto era nomeado em Maricá.

Na esquerda e na direita essa gente virou santo de bordel. Isso tem tirado a credibilidade da política. Vou entrar com pedido na Comissão de Ética nesta semana e mostrar ao PT todos os indícios que já tenho — disse Quaquá ao GLOBO.


O funcionário citado por Quaquá é Alex da Mata Barros, lotado na autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). Ele foi admitido no cargo no município em 1/6/2021 e deixou a posição de assessor especial no primeiro dia de 2025. O GLOBO não conseguiu localizar Barros para comentar a denúncia.

O vice-presidente do PT afirma que o servidor também prestou serviços para o Ministério da Igualdade Racial no período em que atuava na secretaria municipal. Ele foi contratado como consultor do Projeto Gente Negra “Reconstrução e Desenvolvimento” em maio de 2024.


Procurada pelo GLOBO, a pasta pontuou que a vaga de consultor foi oferecida pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (Banco CAF).


"Esclarecemos que a ministra Anielle Franco não realizou indicações nem para a prefeitura, nem para a vaga de consultor oferecida pelo CAF", destaca a nota.

Ainda de acordo com o ministério, "o edital de seleção foi elaborado seguindo os critérios e padrões internacionais informados pelo banco". "O edital foi devidamente divulgado pelo site do Ministério da Igualdade Racial para conhecimento público e foram analisados currículos e propostas de candidatos que se inscreveram", prossegue o texto, acrescentando que "os selecionados têm experiência e capacidade técnica compatíveis com o cargo e prestam serviços conforme suas expertise e currículos".


'Surfar na onda da irmã assassinada'

Em janeiro, Anielle disse que acionaria o Conselho de Ética do PT contra Quaquá após uma postagem do prefeito ao lado de familiares de Domingos e Chiquinho Brazão. Os dois políticos foram presos no ano passado acusados como mandantes da execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.


Na ocasião, também nas redes sociais, a ministra da Igualdade Racial havia pedido para Quaquá "tirar o nome" da irmã "da boca". Anielle ainda classificou como "inacreditável" ver pessoas "se aproveitarem e usarem" o caso Marielle "sem qualquer responsabilidade".


Nesta segunda-feira, Quaquá voltou a tratar do tema. Ele disse que defende "não apenas a inocência dos irmãos Brazão", mas que acredita que o "processo é absurdo e sem provas".


Para surfar na onda da irmã assassinada, como sempre fez, ela quis me denunciar, pedindo absurdamente uma Comissão de Ética por crime de opinião — disparou Quaquá


VEJA O VÍDEO E A OPINIÃO DO JORNALISTA ACERCA DA DENÚNCIA



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.